Quais os principais modelos de nuvem?

Principais modelos de arquitetura de nuvem difundidos comercialmente e padronizados pelo NIST. (NIST – NATIONAL INSTITUTE OF STANDARDS AND TECHNOLOGY, 2011)

NUVEM PRIVADA

Nesta arquitetura, todo o ambiente de nuvem é de propriedade da organização. Pode ser construído pela própria organização ou por terceiros, podendo ainda, existir localmente ou remota. Para este tipo de arquitetura, todas as políticas de acesso, gerenciamento de redes, provedores de serviços e tecnologias são definidas pela organização.

NUVEM PÚBLICA

Nesta arquitetura, a infraestrutura de nuvem é disponibilizada ao público em geral ou um grande grupo industrial e é de propriedade do provedor de nuvem. As nuvens públicas são aquelas que são disponibilizadas para o público e são executadas pelo provedor de nuvem. Todos os usuários compartilham a mesma infraestrutura, a princípio pode parecer ineficiente, entretanto a visão da nuvem é elasticidade alinhado a performance. (GUERRA, 2017)

NUVEM HÍBRIDA

A infraestrutura de nuvem neste modelo é composta por duas ou mais nuvens que permanecem entidades únicas, mas não de tecnologia ou propriedade. É permitido a portabilidade dos dados e instâncias de processamento entre as nuvens, tendo como vantagem a sua capacidade de expansão e balanceamento de carga entre as nuvens. Permitindo que uma nuvem privada possa ter seus recursos expandidos a partir de recursos de uma nuvem pública, é uma vantagem para o negócio da companhia, uma vez que, caso haja uma necessidade momentânea de recursos de processamento e falta de recursos de uma nuvem privada, o mesmo pode ser sanado migrando parte dos recursos computacionais para uma nuvem secundária e provida por um terceiro.

fale com o especialista

Entre em contato com um especialista Tivre

talk to the expert

Get in touch with a Tivre specialist