Quais os principais serviços ofertados na nuvem?
É divido tipicamente em: SaaS – Software as a Service, PaaS – Platform as a Service e IaaS – Infrastructure as a Service. São tipos de serviços que são ofertados para a nuvem tradicional.
- SOFTWARE COMO SERVIÇO (SAAS – SOFTWARE AS A SERVICE
Neste modelo é oferecido ao consumidor um foco nos serviços de aplicações que funcionam com base em uma infraestrutura da nuvem. Neste caso o consumidor não administra nem obtém acesso a gerência de recursos de infraestrutura, como servidores, switches ou SAN (Storage Area Network). A camada utilizada é a de aplicação, representa os serviços de mais alto nível disponibilizado na nuvem. Exemplos de serviços SaaS são: Sistemas de banco de dados como o SimpleDB da AWS (Amazon Web Services), Google Docs e Office 365.
- PLATAFORMA COMO SERVIÇO (PAAS – PLATFORM AS A SERVICE)
Neste modelo de entrega de serviço, o serviço ofertado inclui a infraestrutura criada ou as aplicações adquiridas criadas usando linguagens de programação e as ferramentas suportadas pelo fornecedor. A infraestrutura básica neste caso não é incluída como oferta ao consumidor (como rede, servidores, armazenamento ou sistemas operacionais). Mas possui controle sobre seus aplicativos desenvolvidos sob plataforma na nuvem. Exemplo de PaaS: Google AppEngine.
- INFRAESTRUTURA COMO SERVIÇO (IAAS – INFRASTRUCTURE AS A SERVICE)
Neste modelo de oferta de serviço, o cliente recebe a infraestrutura virtual como um todo. Podemos entregar servidores virtuais, redes, storages (volumes de dados) e outros recursos de computação como serviço que será utilizado pelo cliente. Toda a implantação de Sistemas Operacionais, configuração de aplicações ou de recursos de infraestrutura pode estar ao alcance do solicitante do serviço.
A camada de infraestrutura é disponibilizada ao cliente e geralmente o demandante recebe uma interface amigável via web para solicitar os serviços sob demanda e a disponibilização de API (Application Programming Interface) para gerenciamento de servidores e recursos de computação como instâncias de processamento, armazenamento ou de rede.
Entregar infraestrutura como serviço é baseado em técnicas de virtualização de recursos de computação. Exemplos de IaaS: Amazon Web Service – EC2 (Elastic Cloud Computing) e Microsoft Azure.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn